quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nota do PCdoB referente ao pleito municipal de 2012


Respeito é palavra pela qual começamos essa nota. O PCdoB em Uberaba não é mais o partido dos “meninos”. Os meninos e as meninas cresceram. Respeito é o caminho para se construir alianças, para fazer parcerias e para caminhar juntos. Respeito é a qualidade para quem quer governar uma cidade, um programa ou sua própria casa. Respeito pelas mulheres, pelos aliados e principalmente pelos adversários. Afinal, campanha eleitoral passa! O que fica são os partidos e as pessoas. Respeito!

Há mais de seis meses o PCdoB vem afirmando que existem duas possibilidades de alianças em Uberaba - com o Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) ou o Deputado Federal Paulo Piau (PMDB). Estamos há menos de 15 dias da data limite para a realização das convenções municipais, durante todo esse período, buscamos construir as pré-candidaturas dos vereadores e alianças políticas que nos assegurassem condições de disputa. Estruturamos uma chapa de vereadores para construção de coligações. E vislumbramos alianças com vistas a conquistar espaço na futura administração.

Neste último ano, o PCdoB cresceu suas fileiras partidárias, incorporando novos filiados e militantes que ampliaram em muito às possibilidades do partido em Uberaba, na eleição passada elegemos o vereador Lourival dos Santos pela legenda. Apresentamos no atual cenário 20 pré-candidatos, com a meta de elegermos três, para tanto é necessário uma aliança proporcional que nos dê condições reais para cumprir tal meta.

 DAS ALIANÇAS:

O PCdoB tem como diretriz contribuir para que as forças de sustentação da presidente Dilma, conquistem a maioria das prefeituras. E necessário uma compreensão clara que há em Uberaba, duas candidaturas da base do Governo Federal que defendem o mesmo projeto para 2014, são elas; Adelmo Carneiro Leão do PT da Presidente Dilma e, Paulo Piau do PMDB do vice-presidente da república, Michel Temer.  

Para o efetivo apoio dos comunistas apontamos cinco metas a serem alcanças no pleito eleitoral:
a) a representativa na Câmara de Vereadores e sua ampliação;
b) a unidade partidária;
c) espaço de destaque no processo político-administrativo;
d) o terceiro salto no ciclo de desenvolvimento local;
e) trato político no mais alto nível de respeito para com o PCdoB.

 A candidatura que demonstrou possibilidade real de interação e possibilidade dos comunistas de atingirem essas metas é a do PMDB, que coloca Paulo Piau como candidato majoritário e elenca um time de sete partidos de apoio e com boas condições de coligação na proporcional. Diante dos fatos reais e do quadro eleitoral de 15 dias do fim do prazo legal para convenção, compreendemos que a candidatura do petista do Deputado Adelmo Carneiro Leão  se tornou inviável, uma vez que não conta com apoios partidários, projeto estratégico, posicionamento de pesquisa e tática eleitoral.

O PCdoB já demonstrou que nas horas difíceis são os comunistas que enfrentam com afinco a defesa do projeto popular e da democracia, em prol da unidade. A disputa eleitoral em Uberaba merece uma atenção especial pelo que ela representa para o projeto estratégico nacional e, pelos recentes resultados eleitorais que levaram a avanços políticos das forças de oposição ao projeto democrático e popular. Há uma possibilidade concreta da vitória do Governo do Estado de Minas Gerais em Uberaba, uma vez que a base do governo municipal está “rachada”. Esses são os eixos centrais que orienta nossa construção, e ainda, é uma construção, de aliança com o Paulo Piau, que passa pelo fortalecimento do PCdoB em Uberaba, portanto ampliação no espaço legislativo local e a vitória das forças de apoio da presidente Dilma. 

Sumayra Oliveira, Presidente do PCdoB, Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário